segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Bienal do livro de minas 2014


Texto: Moises dos Reis
Fotos: João Pedro

No dia 20 de novembro, os Antenados visitaram, pela terceira vez, a Bienal do Livro de Minas. Ela é realizada no Expominas, um dos principais espaços para feiras em Belo Horizonte.

O evento durou dez dias e contou com a participação de escritores que estiveram bem próximos do público, nas rodas de bate-papos e autógrafos. Com o objetivo principal de aproximar as pessoas de seus autores e livros prediletos, também ofereceu atividades recreativas para variadas faixas etárias. 

Neste ano, estiveram presentes algumas atrações que chamaram bastante a atenção do público. Uma delas foram os livros bordados em tecidos, produzidos pelo Movimento de Mulheres do Jardim Comercial. O movimento, fundado em 1985, tem o objetivo de oferecer cursos de requalificação profissional, para mulheres alcoólatras, o que possibilita assim a melhor aceitação delas na comunidade e geração de renda para suas famílias.


Outra não muito recente, mas que teve seu espaço destacado, foi o Audio Book. Consiste em um livro que é gravado em CDs e DVDs e disponibilizado para deficientes visuais, ou até mesmo para pessoas que não têm dificuldades mas que desejam fazer alguma outra atividade enquanto ouvem histórias. 

Mas a grande novidade deste ano foi o Kindle, um aparelho que armazena aproximadamente 2.200 livros em sua memória. Sua bateria dura um mês, com a função wireless desligada. A tela reflete a luz como uma folha de papel “pintada” por uma tinta eletrônica que ajuda a economizar energia.


A Bienal começou no dia 14 de novembro e terminou no dia 23 , mas estará de volta em 2016 com mais novidades e propostas para o público. Fique ligado e não perca a próxima edição!



“ Fiquei impressionada com a quantidade de livros em um só local. Diversos autores, gêneros desde contos infantis a livros de auto-ajuda. Lugar onde qualidade e preço baixo andam juntos. É muito importante a presença da Bienal do Livro em BH, pois faz com que muitas pessoas se interessem pela lelitura”. Mirelli Silva, 15 anos, Antenada.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Recosturando Portinari

Texto: Rike de Deus
Fotos: Moises dos Reis
 
No dia 26 de agosto, iniciou-se a exposição ''Recosturando Portinari'', na Casa Fiat de Cultura, no Circuito Cultural Praça da Liberdade. Ela apresenta o restauro da obra ''Civilização Mineira'', de Cândido Portinari e a coleção de moda do artista mineiro Ronaldo Fraga que se inspirou no pintor. Para fazer seus modelitos e instalações, o estilista e curador, mergulha profundamente em pesquisas sobre Portinari.


 



O Antenados não poderia perder essa oportunidade, por isso, neste dia 20 de outubro, foi realizado mais uma aula passeio com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre Portinari e Ronaldo Fraga.





Cubismo e surrealismo marcam as obras de Cândido Portinari, inspiradas em sua infância. As cores laranja e azul predominam, elas representam a terra alaranjada dos cafezais e o azul profundo do céu de Brodoski, pequena cidade em São Paulo, onde nasceu o pintor modernista que retratava as mazelas do Brasil. A tinta azul usada por Portinari continha uma quantidade alta de chumbo e, após muito tempo em contato com ela, teria que parar de pintar pois estava prejudicando sua saúde. No entanto, ele amava pintar e não quis parar. Cândido Portinari morreu em 1962, no Rio de Janeiro, aos 59 anos.

A exposição fica aberta ao público até o dia 26 de outubro.

Visitação - de terça a sexta -feira, das 10 às 21h

Sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h




(31) 3289 8910


Entrada gratuita.





quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Antenados visitam a 16ª edição do PUC Aberta


Texto: Moises dos Reis
Foto: Gabriel Campolina

No dia 1º de outubro, o Projeto Antenados fez mais uma aula passeio. Dessa vez os integrantes foram participar de um evento que acontece anualmente na PUC Minas, a PUC Aberta. 

 A proposta do evento é receber alunos do Ensino Médio e dos pré-vestibulares que desejam conhecer os cursos oferecidos pela PUC. Neste evento, acontecem paletras ministradas pelos professores da universidade que falam um pouco sobre cada curso. Depois, os alunos são conduzidos pelos monitores conhecendo o espaço. 

O mais escolhido dentre os alunos do Projeto foi Medicina Humana, que abrange a área de: medicina, fisioterapia, psicologia e enfermagem. Os alunos acompanharam de perto como funciona esse trabalho e seus objetivos.

E assim finalizamos o passeio com um debate de perguntas e respostas.

Foi um passeio construtivo que permitiu abrir mais o leque de conhecimento, mesmo não sendo na área que pretendo seguir mas é sempre bom saber um pouco de cada coisa.” Suelen Rudiger, antenada.


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

E foi assim a exposição GENESIS...



Entre 4 e 24 de agosto de 2014, o Palácio das Artes, em Belo Horizonte, recebeu a exposição GENESIS, do fotojornalista mineiro Sebastião Salgado. Seria um “crime”,da nossa parte, deixar esse momento passar em vão, afinal, Salgado é um ícone não só no Projeto Antenados, mas também mundialmente.

Então, confira como foi nosso passeio até a exposição. 

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Antenados visita Tv Betim


 Texto: Antônio Marques

Como forma de melhor aprendizado e uma nova experiência, os integrantes do Projeto Antenados visitaram a TV Betim, nesta última quarta- feira, dia 20 de agosto de 2014.
O foco do assunto era “cabeça” (texto introdutório lido pelo apresentador de um telejornal).
A âncora e Editora chefe do, jornal 53, Carolina Fernandes deu dicas para os antenados sobre postura em frente às câmeras, elaboração de textos, além de mostrar todo o movimento jornalístico por trás das telas.
Conhecemos a redação, edição, sala de controle e stúdio, onde tivemos contato com um aparelho diferente, o Telepronter (equipamento acoplado às câmeras filmadoras que exibe o texto a ser lido pelo apresentador, também chamado de TP).
“ Foi uma experiência única conhecer este lado mais corrido de um jornal e ver que no Projeto nós fazemos de uma forma mais simples, muita das coisas que eles fazem lá”. Destaca a antenada Jussara Lopes.
“ No Antenados nós também temos um jornalista, mas na TV tivemos o contato com todo contexto telejornalístico”. Enfatiza o jovem Antenado Luan de Souza.

Essas atividades de campo são dadas com frequencia no Projeto, momentos de extrema importância na aprendizagem porque oferecem o contato com o produto acabado. Desta forma, o entendimento é muito maior.
Como já dizia Albert Einstein: “ A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original”. Um grande papel deste Projeto de Comunicação é abrir mentes para novas ideias como essa!

Antenados visita a exposição Genesis


 Texto: Kecy Jhones Mendes

Um momento esperado por todos. Enfim, hora de conhecer a exposição Genesis.

Depois de várias atividades voltadas para as obras do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, os integrantes do Projeto Antenados, nesta terça (19), tiveram a honra de prestigiar o seu mais novo trabalho, o Projeto Genesis.

O evento que acontece no Palácio das Artes, até o dia 24 de agosto, reune belíssimas fotografias de tribos, montanhas, desertos, florestas, aldeias, e animais de várias partes do mundo, com objetivo de mostrar a harmonia do homem com a natureza.


O Projeto Genesis teve inicío em 2007, em busca de paisagens intocadas, Salgado viajou 32 regiões dististas, visitou o Alasca, Patagônia, Etiópia e Amazônia para registrar aquilo que o mundo ainda não viu.


''Uma exposição fantástica. Sebastião Salgado conseguiu pegar os principais pontos do mundo para mostrar a criação de Deus . É realmente o início''. Diz Cledemar Duarte.

''Todas as fotos expostas aqui são incríveis. As expressões são magníficas. A luz é perfeita e os animais e paisagens parecem posar para Sebastião'' . Comenta Filipe Abras.
A exposição está inserida no progama arte visual da Fundação Clóvis Salgado que procura disponibilizar ao público recorte da produção artística local, nacional e internacional, acervos e coleções .

O momento para mim foi incrível, ver todas as obras de Sebastião Salgado foi uma das coisas que não vou esquecer nunca em minha vida. O que vi na exposição são lições que posso usar em minha prática de fotogafia .

terça-feira, 27 de maio de 2014

Anne Frank – Uma história para relembrar


Texto: Moises dos Reis
Fotos: Luiz Oliveira 
Nesta segunda-feira (26), os jovens antenados e os alunos do CAER (Centro de Apoio Educacional Ramacrisna) realizaram uma aula passeio, para a Faculdade de Direito Dom Helder Câmara onde está acontecendo a Exposição Anne Frank – Uma história para hoje. 
E se encerra no dia 31 de maio.
A exposição tem como objetivos relembrar a triste história da menina alemã, judia; refletir sobre a Segunda Guerra Mundial e reagir para que no futuro massacres como aquele não se repita na história.

As imagens, gravuras, textos, infográficos, vídeo aula, e painéis exibindo a história de Anne Frank, vidraram alguns olhares.

 Os antenados haviam lido o livro: “O Diário de Anne Frank”; assistido aos videos: “ O Diário de Anne Frank” e “ Escritores da Liberdade” portanto, havia um conhecimento prévio. “Achei importante e emocionante poder conhecer mais sobre Anne Frank e complementar o que já sabia.” Diz Antonio Marques, integante do Projeto.

O Diário de Anne Frank

O livro é sobre a história de Anne Frank, uma jovem de 15 anos, que foi obrigada a se esconder dos nazistas com mais oito judeus, durante a perseguição de Hittler. Em seu diário, que ganhou do pai aos treze anos, a garota descreve com detalhes o que passou enquanto estava enclausurada.

A obra lançada originalmente em 1947, por Otto Frank, ganhou destaque mundial, com publicação em mais de 65 países.

Para você que não teve oportunidade de visitar a exposição, leia o livro “O Diário de Anne Frank”, ou veja filmes relacionados a obra.


sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Mostra de cinema Tiradentes 2014


Desde o dia 24 de janeiro, acontece na cidade de Tiradentes a 17ª Mostra de Cinema, tradicional evento que movimenta anualmente produtores e amantes do cinema Brasileiro.

Você tem apenas uma chance para adivinhar o porquê deste post, em nosso Diário de Bordo (risos). Não resistimos à tentação, vamos novamente ao evento que sempre nos enche de inspiração.

Nessa 17ª edição da mostra, levaremos um montão de Antenados à experiência que só quem já foi a Tiradentes vivenciou. Perder o olhar na imensidão das serras; encontrar aquela gente simples e acolhedora pelas esquinas... o vai-e-vem das charmosíssimas charretes, deleitar os olhos com o artesanato local e, diversas peculiaridades que a cidade oferece.

A Mostra é uma oportunidade de estar mais próximo de produtores e amantes do cinema. Tiradentes é uma cidade que sempre me atraiu, mas nunca tive a oportunidade de conhecê-la. Viver isso durante um dia inteiro, será uma experiência única”. Diz, empolgado, Filipe Abras, instrutor de fotografia dos Antenados.

Na edição anterior, em 2013 (foto acima), conhecemos a cidade nos intervalos da programação. Fomos aos principais cartões postais e experimentamos a famosa gastronomia de Tiradentes. Foi um dia muito especial!


Neste ano, a expectativa dos Antenados não é muito diferente da cultivada por Filipe. Passear pelas nostálgicas e lindas ruas de pedra, somada à empolgante possibilidade de se esbarrar com atores, diretores e produtores de cinema, torna a expectativa ainda mais viva.

E, para quem ficou com vontade de partir junto com a gente para essa aula passeio que promete ser incrível. A dica é aguardar para conferir o vídeo que vamos produzir sobre a viagem.

É só ficar ligado em nossas redes sociais.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Antenados no Museu das Minas e dos Metais

Texto: Hellen Silva
Fotos: Antenados


Ainda em clima de férias escolares, nesta terça feira (28), os integrantes do Projeto Antenados e os alunos do curso de solda da Ramacrisna, realizaram a primeira Aula Passeio do ano de 2014.
Desembarcamos no Circuito Cultural da Praça da Liberdade em BH, considerado um dos maiores complexos culturais do País. Na praça, os visitantes têm acesso à museus com exposições, e espetáculos, totalmente gratuitos e abertos a todos os públicos.

O Circuito abriga nove espaços culturais: Arquivo Público Mineiro; Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa; Centro Cultural Banco do Brasil; Centro de Arte Popular Cemig; Espaço TIM UFMG do conhecimento, Memorial Minas Gerais Vale, Museu das Minas e do Metal, Museu Mineiro e Palácio da Liberdade. Desta vez, resolvemos visitar uma atração inédita para os alunos do Projeto, o Museu das Minas e dos Metais.

Criado em 2010, no prédio da antiga Secretaria de Educação do Estado, o museu busca levar os visitantes a uma viagem pelas eras do metal, por meio de várias atividades interativas, com auxílio da alta tecnologia.
O espaço ainda oferece uma rica história sobre as principais minas de extração de metais de Minas Gerais, mostrando sua importância para desenvolvimento da economia no estado.
Além da visita ao museu, todos desfrutaram da beleza e tranquilidade que a Praça da Liberdade oferece e, claro, aproveitar o tempo para tirar algumas fotos.
O passeio foi um momento de interação entre os Antenados e os alunos do curso de solda. Gostei bastante.” Diz Antônio Marques (Antenado).
Fica agora a “deixa”, para nossa próxima parada, que será a 17ª Mostra de Cinema na cidade histórica de Tiradentes. Não deixe de conferir!